Voltar

"Competências cíveis e criminais regressam aos tribunais"

"Competências cíveis e criminais regressam aos tribunais"


São discutidos hoje, no Parlamento, os projetos lei do Governo e do PCP que propõem alterações ao atual mapa judiciário. Nesta quarta-feira vai também, a plenário, o projeto de resolução do BE com recomendações sobre esta matéria. No caso da Comarca de Beja, os tribunais que existiam antes da reforma de 2014 voltam a ter competências cíveis e criminais e reabre o Tribunal de Mértola.

Recorde-se que a reforma introduzida em 2014, pelo Governo do PSD/CDS-PP, deixou o Tribunal de Mértola como Secção de Proximidade, em regime de exceção e que as alterações propostas agora, para o atual mapa judiciário, mantêm uma única comarca no distrito, a de Beja, mas introduzem, igualmente, tal como a Voz da Planície anunciou na passada semana, o regresso de competências na área de família e menores a Moura, Ourique e Almodôvar.

Mudanças que significam, na opinião do deputado do PCP, eleito por Beja, João Ramos, o reaproximar da justiça aos cidadãos, um objetivo comum aos dois projetos lei. O parlamentar explicou, igualmente, as alterações previstas nos dois diplomas que começam hoje, a ser discutidos.

As alterações ao atual mapa judiciário só serão implementadas em janeiro de 2017.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.