Voltar

Cultura

Conferência no Museu do Sembrano em Beja

Cultura

Conferência no Museu do Sembrano em Beja


O Núcleo Museológico da Rua do Sembrano recebe esta noite, pelas 21.30 horas, a conferência “A Metalurgia do Cobre no Sul de Portugal entre 3000 e 800 a.C.”, integrada no ciclo expositivo “Sob a Terra e as Águas – Porque há sempre Novas Histórias para Contar…”.

A sessão é conduzida pelos conferencistas António Monge Soares e Pedro Valério, do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

De acordo com a nota da EDIA “a metalurgia do cobre surge no Sul de Portugal no Calcolítico, na primeira metade do III Milénio a.C. O metal é produzido a partir da redução de óxidos e carbonatos de cobre, minérios que podem também conter arsénio, os quais, ocorrendo à superfície ou muito próximo desta, são facilmente obtidos com uma tecnologia de mineração primitiva. Os artefactos produzidos têm formas simples - punções, machados planos, cinzéis - e são de cobre puro ou de cobre com concentrações variáveis de arsénio”.

Esta é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Beja, pela EDIA e pela Direção Regional da Cultura do Alentejo, com o apoio da Associação de Defesa do Património de Beja.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.