Voltar

Covid-19: vacina dos 5 aos 11 anos de idade recomendada

Covid-19: vacina dos 5 aos 11 anos de idade recomendada


A vacina a utilizar será a Comirnaty, que tem parecer positivo da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para a formulação pediátrica. Nesta fase inicial de vacinação, a Direção Geral da Saúde diz que a prioridade são as crianças dos 5 aos 11 anos de idade “com doenças consideradas de risco”.

Esta recomendação, segundo a DGS, "surge na sequência da posição da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 (CTVC), que considerou, com base nos dados disponíveis, que a avaliação risco-benefício, numa perspetiva individual e de saúde pública, é favorável à vacinação das crianças desta faixa etária".

Na mesma nota, a DGS recorda que “o número de novos casos de Covid-19 em crianças tem vindo a aumentar. A doença nestas faixas etárias é geralmente ligeira, mas existem formas graves de Covid-19 em crianças. O risco de hospitalização é maior em crianças com doenças de risco, contudo, muitos dos internamentos ocorrem em crianças sem doenças de risco.”

A propósito deste avanço da DGS, recordamos as declarações de Mário Jorge, médico de Saúde Pública da ULSBA, quando referiu à Voz da Planície que a maior parte dos casos de Covid-19 estão centrados nestas faixas etárias não vacinadas, ou seja dos 5 aos 11 anos de idade.

Frisou, igualmente, que “enquanto houver faixas etárias não vacinadas não será possível obter a imunidade de grupo” e explica a necessidade, nesta altura do ano de ser administrada uma terceira dose da vacina contra a Covid-19.

A DGS e o Núcleo de Coordenação de Apoio ao Ministério da Saúde prestam hoje esclarecimentos técnicos adicionais e sobre o calendário de vacinação, assim como respetiva logística.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.