Voltar

Atualidade

Cuidados paliativos em tempo de pandemia: APCP exige resposta urgente

Atualidade

Cuidados paliativos em tempo de pandemia: APCP exige resposta urgente


A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos defende que é incompreensível que Comissão Nacional de Cuidados Paliativos continue a aguardar nomeação, numa altura em que a liderança nesta área é crucial, e alerta para a necessidade urgente da inclusão das equipas especialistas em cuidados paliativos na estratégia de resposta à situação pandémica.

A APCP entende que, devido à atual situação pandémica, devem ser reunidos esforços, de forma a descentralizar os cuidados dos hospitais, aliviando os serviços de urgência e garantindo o ajustamento de cuidados aos mais frágeis e vulneráveis.

O aumento exponencial de pessoas doentes com covid-19, bem como o aumento de mortes, por covid ou não, fazem parte do conjunto de grandes preocupações que demonstram a imininente rutura do Serviço Nacional de Saúde.

“Num momento particularmente difícil para o SNS, é urgente que se priorizem equipas que facilitem os processos de tomada de decisão antecipada e se invista nos cuidados de proximidade. Só assim se conseguirão planear e promover cuidados centrados nas necessidades da pessoa doente e sua família, com especial destaque para o alívio sintomático”, explica a Enfermeira Catarina Pazes, Presidente da APCP.

Para garantir uma resposta adequada a cada doente, a APCP entende que é urgente definir níveis de cuidados e garantir esses cuidados no contexto comunitário e nos lares.

“Assumir os Cuidados Paliativos como uma resposta da linha da frente, entende-se como uma mais-valia não só para cada doente e família, como também para o SNS como um todo. Perante a maior Crise dos últimos tempos, assume-se como imperioso assegurar cuidados de saúde sustentáveis. Reconhecer os limites da vida, promover a qualidade de cuidados e garantir a adequação de respostas do SNS”, conclui a Enfermeira Catarina Pazes.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.