Voltar

Atualidade

Decorre até domingo a Jornada de Memória e Esperança

Atualidade

Decorre até domingo a Jornada de Memória e Esperança


Até domingo decorre, em todo o país, uma Jornada de Memória e Esperança, a pretexto da pandemia, uma iniciativa que conta com o alto patrocínio do Presidente da República e com o lema: fazer o luto e renascer para uma sociedade mais justa.

Uma ideia apoiada por profissionais de saúde, artistas, jornalistas, professores e estudantes. A ideia é, também, multiplicar, por todo a país, iniciativas organizadas por grupos, associações, autarquias, escolas e outras instituições ou grupos informais da sociedade civil. “

“O vírus da pandemia que assolou o mundo em 2020-21 está a ser combatido com eficácia pelas medidas sanitárias e pelas vacinas conseguidas em tempo recorde”, lê-se no texto do manifesto. “O rasto deixado é de desolação: o número dos diretamente afetados caminha para os 180 milhões e, desses, perto de quatro milhões perderam a vida. Estamos perante uma tragédia de proporções avassaladoras”, acrescenta o texto, divulgado no início de Julho, com a proposta da Jornada.

“Fazer o luto é imprescindível”, lê-se também no texto e os gestos coletivos ajudam “a curar as feridas e a seguir em frente” e o luto comunitário é igualmente importante: há uma dimensão “comunitária do luto que não resulta apenas do somatório dos lutos individuais ou familiares” e que “precisa de ser feito, porque a tragédia que eclodiu e o trauma que ela originou são sociais e globais”, lê-se ainda.

Uma esperança, conclui o texto, que deve implicar “não desistir de pensar um outro mundo, de questionar o modelo de sociedade centrado no ter e não no ser”, reconhecendo que “somos todos vulneráveis e interdependentes, que estamos todos no mesmo barco e que reconhecê-lo pode ajudar a superar o medo”.


Para mais informação sobre a iniciativa, os interessados podem consultar o manifesto de apresentação deste projeto em https://memoriaeesperanca.pt/manifesto/


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.