Voltar

Dia Mundial do Não Fumador assinalado em Beja

Dia Mundial do Não Fumador assinalado em Beja


17 de Novembro, hoje, assinala-se o Dia Mundial do Não Fumador. O tabagismo é classificado pela Organização Mundial de Saúde como a principal causa evitável de doença e morte no mundo ocidental.

Segundo o Programa Nacional de Saúde Escolar, o tabagismo deve ser visto como uma questão prioritária, nesse sentido, em Beja, foi implementado, no início deste ano lectivo, um projecto de prevenção do consumo de tabaco em ambiente escolar.

O projecto piloto "eunãopapogrupos", desenvolvido por uma equipa constituída pelas enfermeiras Mónia Baião e Lina Dias, está a decorrer na Escola Mário Beirão e é dirigido aos alunos do 6º ano.

Mónia Baião afirma que no Alentejo e Algarve há uma maior prevalência de consumo diário do tabaco mas há estudos em Portugal que revelam que a maioria dos jovens não fuma e fala dos objectivos do projecto que está a ser desenvolvido na Escola Mário Beirão.

O projecto inclui a realização de várias iniciativas ao longo do ano lectivo, hoje, Dia Mundial do Não Fumador, os alunos participam na comemoração desta data. Foi lançado um concurso, com o desafio para escreverem uma carta a um fumador, a carta vencedora já é conhecida, foi escrita por um grupo de 6 alunos, de 11 anos de idade, a destinatária é uma mãe fumadora.

As cartas que participaram no concurso estão em exposição na Biblioteca da Escola Mário Beirão.




PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.