Voltar

EDIA celebra 30 anos com exposição

EDIA celebra 30 anos com exposição

Foto: Luís Ramos / Público

A EDIA assinala três décadas de atividade com a exposição “30 anos, 30 imagens – 1995 - 2025”, instalada na Rua Capitão João Francisco de Sousa, em Beja, entre 20 de fevereiro e 27 de março. A inauguração está marcada para dia 20 de fevereiro, às 10h30, com convite aberto à população em geral. A iniciativa integra o programa evocativo do 30.º aniversário da empresa, celebrado em 2025, e antecede agora a celebração do 31.º aniversário, que se assinala a 24 de março, convidando o público a revisitar a história, os projetos e o impacto do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva no território. A primeira imagem é anterior a 1995, e recorda a célebre frase “Construam-me; porra!”, escrita por um grupo de jovens na zona da futura barragem. A frase tornou-se símbolo de uma determinação coletiva e do desejo profundo de concretizar um projeto há muito ambicionado pela região e pelo país. Em 1995, com a criação da EDIA, esse desígnio ganhou estrutura, missão e rumo para conceber, executar, construir, gerir e explorar as infraestruturas de Alqueva, promovendo o desenvolvimento económico e social valorizando os recursos do território.

A exposição percorre momentos decisivos dessa trajetória. Das escavações iniciais, em 1995,  à primeira betonagem, em 1998, seguindo-se o encerramento das comportas, em 8 de fevereiro de 2002, que deu início ao enchimento da albufeira, hoje a maior reserva estratégica de água nacional.

Pelo caminho, a desmatação e desarborização da área a ocupar pela albufeira, a construção da nova aldeia da Luz, a preservação e submersão do Castelo da Lousa, a relocalização do Cromeleque do Xerez e mais de 2000 intervenções arqueológicas, realizadas durante a construção das infraestruturas que permitiram reescrever a história da região e aprofundar o conhecimento sobre o seu passado.

Hoje, os “caminhos da água” estendem-se por 2078 km de redes primária e secundária que interligam 72 barragens e reservatórios, apoiadas por 48 estações elevatórias que garantem a distribuição água. O regadio de Alqueva atinge cerca de 130 mil hectares, transformando a paisagem, dinamizando o tecido económico e fixando população.

Alqueva afirma-se como líder nacional na produção de diversas culturas.  A par do avanço das atividades económicas, a EDIA assegura a monitorização contínua, com o objetivo de garantir o equilíbrio entre o uso da água e do solo e a preservação do ambiente.

“30 anos, 30 imagens” é mais do que uma retrospetiva. É um testemunho visual da ambição coletiva, da capacidade técnica e do compromisso com o futuro demonstrados pela EDIA ao longo de três décadas. Num contexto de alterações climáticas e de episódios meteorológicos extremos recentes, esta exposição evidencia também o papel estruturante da Barragem de Alqueva enquanto infraestrutura essencial para a regulação de caudais, gestão de reservas estratégicas e reforço da resiliência hídrica nacional, prova de que investir em visão, sustentabilidade e inovação é, efetivamente, construir futuro.


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.