Voltar

Política Europeias 2024

Europeias 2024: este ano são eleitos mais 15 deputados face às últimas eleições

Política Europeias 2024

Europeias 2024: este ano são eleitos mais 15 deputados face às últimas eleições

Foto: Parlamento Europeu

Entre 6 e 9 de junho, milhões de eleitores vão às urnas para eleger 720 eurodeputados, mais 15 face às últimas eleições europeias que se realizaram em 2019. Estas eleições realizam-se de cinco em cinco anos. Todos os cidadãos residentes nos 27 estados-membros da União Europeia (UE) com idade igual ou superior a 18 anos podem votar no seu país de origem, no estrangeiro ou no país da UE onde vive.

De referir, ainda, que o número de membros do Parlamento Europeu é decidido antes de cada eleição. O total não pode ultrapassar os 750, além da pessoa que ocupa o cargo de Presidente. O Parlamento Europeu apresenta-se como o único órgão eleito, a nível mundial, através do voto direto. Os deputados eleitos para o Parlamento Europeu representam e lutam pelos interesses de todos os cidadãos da UE. 

Em conjunto com os representantes dos governos dos países que integram a União Europeia, os eurodeputados tomam decisões sobre novas leis que têm influência no quotidiano dos 27 estados-membros. Entre os vários exemplos destacam-se a economia, a luta contra a pobreza e contra as alterações climáticas, as questões de segurança e o fluxo das migrações.

Os eurodeputados comprometem-se a defender os valores da União Europeia como o respeito pelos direitos humanos, a liberdade, a democracia, a igualdade e o estado de direito.

O Parlamento aprova, também, o orçamento da UE e controla a forma como o dinheiro é gerido e gasto. Elege, ainda, as pessoas que vão desempenhar os cargos de presidente da Comissão Europeia e de comissários em diferentes áreas. 

Para mais informações, os eleitores devem aceder a elections.europa.eu/pt/how-to-vote/pt/ 


PUB
PUB

Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB

Concertos

Taylor Swift aterrou no aeroporto em Beja

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.