Voltar

Cultura

Feira Anual de Cuba regressa em grande e com cartaz para todos os gostos

Cultura

Feira Anual de Cuba regressa em grande e com cartaz para todos os gostos


Um dos eventos mais emblemáticos do Baixo Alentejo está de regresso e volta a apostar em cinco dias de festa, com espetáculos, artesanato, gastronomia, cante alentejano, diversões, tauromaquia e muita animação. Conheça os destaques da feira com João Português, presidente da Câmara Municipal de Cuba.

A Feira Anual de Cuba (FAC) apresenta-se com um cartaz variado e com animação para todos os gostos, tendo como principal objetivo durante estes dias, promover as atividades económicas locais, potenciadas pela realização de exposições temáticas e espetáculos.

Em entrevista à Voz da Planície, João Português, presidente da Câmara Municipal de Cuba, começa por lembrar que esta é uma feira que se tem afirmado cada vez mais e com uma grande expressão na região. É visitada por milhares de pessoas durante os cinco dias de festa, o que coloca uma grande responsabilidade no Município que trabalha sempre no sentido de todos os anos preparar uma edição melhor que a anterior.

A FAC é das poucas feiras tradicionais da região e a autarquia quer que assim se mantenha. Apesar do cartaz bastante atrativo, o autarca diz que não quer que a feira seja vista como um “festival de verão”. Ainda assim, o Município aposta muito nos espetáculos, desde os cabeças de cartaz aos dj’s que animam pela noite fora, sempre com o propósito de abranger todas as gerações com especial atenção para a juventude.

Os divertimentos também vão estar presentes e pela primeira vez vai haver uma roda gigante no recinto, revela o presidente da Câmara de Cuba.

No recinto, para além da roda gigante, foi recuperado o circo na feira, vão estar mais divertimentos e os espaços sofreram melhorias em diversos níveis.

O cante alentejano é uma imagem de marca do certame e o autarca lembra que um dos grupos corais mais antigos do concelho, os “Ceifeiros de Cuba”, de certa forma nasceram com a Feira Anual e não pode existir feira sem colocar o cante em destaque, “não fosse Cuba a catedral do cante alentejano”.

Integrada na Feira Anual de Cuba, acontece a 21.ª edição da Festa do Nosso Pão, um evento que visa promover um dos produtos locais mais importantes da região: o pão alentejano. A festa conta com mostra e venda desta iguaria alentejana, exposições alusivas ao tema e demonstrações ao vivo.

Sobre a Festa do Pão João Português diz que tem vindo a crescer cada vez mais, verificando-se uma maior venda de produtos nas ultimas edições, o que dá garantias à organização de que a festa tem “pernas para crescer”. Ressalta ainda que se o Município tivesse uma maior possibilidade de investimento, a festa dedicada ao pão poderia transformar-se numa grande potencialidade e apresentar-se como uma imagem de marca da FAC, tendo capacidade de crescimento no futuro.

Quanto à gastronomia o presidente do Município garante que os visitantes vão encontrar “tudo aquilo que é a nossa identidade gastronómica”, com várias tasquinhas a servir os típicos petiscos.

A expetativa para a 87.ª edição do evento é que a feira possa ter um aumento do número de visitantes. “Quem vem sabe que, da tarde para a noite, é praticamente um mar de gente” que visita a feira, chegando a ser difícil circular nas próprias ruas do recinto e espera que a edição deste ano não vá “fugir à regra”.

A tauromaquia também vai estar em destaque nos dias do certame. Vão realizar-se as Touradas à Vara Larga, na Praça de Touros, nos dias 2, 4 e 5. A conhecida Largada de Touros no domingo de manhã, este ano vai decorrer no Largo da Bica. No sábado acontece ainda a Corrida de Touros à Portuguesa, pelas 17h00, na Praça de Touros.

“Os ingredientes estão preparados” e João Português destaca ainda que o município está a fazer todos os esforços para que seja mais um ano incrível de FAC e lembra que esta é uma feira que recebe muito bem as pessoas e que já marca um momento do verão dos visitantes. “Não percam tempo” e venham até Cuba de 1 a 5 de setembro, conclui o presidente do Município.

Programação:

Quinta-feira, dia 1, após a cerimónia de inauguração do certame que irá contar com atuação da Sociedade Filarmónica Cubense 1.º de Dezembro, por volta das 19h00, a feira arranca com o espetáculo dos “De Moda em Moda”, às 21h30, no palco 2, seguindo-se depois para o palco principal, com o concerto dos Expensive Soul, às 23h00.

Sexta-feira, dia 2, no início da noite estará em destaque o cante alentejano, com o Encontro de Grupos Corais, pelas 20h30, seguidos da atuação do grupo “Os Carraceiros”, no palco 2, a partir das 22h00. Syro sobe ao palco principal às 23h00.

No terceiro dia de festa, sábado, dia 3, a programação propõe a atuação de “Senhor Doutor”, no palco 2, às 21h30, antes do grande espetáculo da noite com “The Black Mamba”, com hora marcada para as 23h00, no palco principal.

Domingo, dia 4, as atuações começam com Luís Simenta no palco 2, às 21h30, e Bárbara Tinoco atua no palco principal às 23h00. Por volta da meia-noite há ainda espetáculo com os “Casa da Joana”, no palco secundário.

No último dia do certame a proposta vai para o espetáculo dos “300 and Friends”, às 21h30, no palco 2.

Destaque ainda para as noite de quinta, sexta e sábado, com as famosas Dj Sessions, este ano com Dj Gutu e Dj Crisbex (dia 1); Dj B Juni e Dj Pedro D’Orey, acompanhados por Zick Live Percussion (dia 2); e Dj seven e a dupla Mete Cá Sets (dia 3).


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.