A feira “Patrimónios do Sul” vai decorre no Parque de Feiras e Exposições Manuel Castro e Brito, naquela cidade alentejana, numa organização da câmara municipal em parceria com diversas entidades regionais e nacionais.
“O Município de Beja aposta neste evento como motor de desenvolvimento regional e valorização das culturas locais, colocando em destaque os patrimónios materiais e imateriais, tradicionais e inovadores”, destacou a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.
A edição de 2025 da feira “Patrimónios do Sul” volta a ter na música um dos seus grandes destaques e pelo palco vão passar, às 22:30, Buba Espinho & Convidados, neste sábado.
A feira, que tem entradas gratuitas, integra ainda os espaços “Beja Educa”, “Artes do Sul”, “Caça, Pesca e Natureza”, “Beja Brava”, “Avibeja” e uma área de tasquinhas, com petiscos regionais.
A “Vinipax – Vinhos e Sensações do Sul” é outra das áreas da feira, com a presença de 40 expositores de várias regiões de Portugal e de Espanha, representando 60 produtores e mais de 350 referências de vinhos.
A Comissão Vitivinícola da Região de Trás-os-Montes é a região convidada desta edição do certame, que volta a integrar o espaço “Sul à Mesa”, onde os visitantes poderão “viver experiências únicas de harmonização entre os vinhos presentes e a gastronomia ímpar da região”.
A quarta edição do “Mercado de Alqueva” é outro dos destaques do certame, numa iniciativa da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) para “valorizar a produção local”.
Este espaço contará com 10 bancas de produtores locais ligados à área do Alqueva, com venda direta e mostra de produtos.
"Um grupo de jornalistas internacionais visita o Alentejo no próximo fim de semana, por ocasião da feira de vinhos VINIPAX, no âmbito de um programa mais extenso de promoção do enoturismo na região. A iniciativa é organizada pela ARPTA — Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, em articulação com o Turismo do Alentejo, ERT, reforçando a estratégia de internacionalização do destino.
Estão confirmados profissionais de Brasil (Folha de São Paulo), Bélgica (Sudinfo), Espanha (Expancion, Directo al Paladar), Irlanda (Irish Sun), Itália (Il Messagero), Países Baixos (Mediahuis Noord), Portugal (ARPTA) e Reino Unido (The Travel Magazine).
O enoturismo no Alentejo tem vindo a afirmar-se pela qualidade e autenticidade das experiências, combinando vinhos premiados com acolhimento de excelência, gastronomia identitária e património cultural único. A região regista uma oferta crescente de adegas visitáveis, programas de prova e atividades imersivas — das vindimas ao contacto com a natureza —, acompanhada por novas unidades de alojamento e serviços especializados, com foco em sustentabilidade, sazonalidade alargada e qualificação contínua da experiência do visitante.
“Esta ação insere-se na nossa prioridade de afirmar o Alentejo como destino de enoturismo de excelência nos principais mercados emissores,” afirma José Manuel Santos, presidente da ARPTA. “Ao mesmo tempo, contribui para a promoção da Capital Europeia do Vinho 2026 no Baixo Alentejo, responsabilidade assumida pela ARPTA, ampliando a notoriedade e a atratividade internacional do território.”
Por outro lado, e no contexto desta agenda, o Turismo do Alentejo, ERT patrocina o “Sul à Mesa”, com a participação do Chef Rui Filipe (Restaurante Palatial, Braga) e de Gonçalo Queiroz (Restaurante Origens, Évora), sublinhando a ligação entre gastronomia contemporânea, produtos endógenos e harmonizações com vinhos do Alentejo.
Sobre a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA):
A Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) é a entidade responsável pela promoção externa da região do Alentejo enquanto destino turístico de excelência. Com uma estratégia focada na valorização da autenticidade, sustentabilidade e diversidade da oferta turística, a ARPTA trabalha em estreita colaboração com agentes públicos e privados para posicionar o Alentejo nos principais mercados internacionais. A sua missão é reforçar a notoriedade do território, atrair visitantes de elevado valor acrescentado e fomentar o desenvolvimento económico e social da região através do turismo", é avançado em nota de imprensa.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com