Voltar

Atualidade

Fundação vai construir em Grândola 41 alojamentos para migrantes no Alentejo

Atualidade

Fundação vai construir em Grândola 41 alojamentos para migrantes no Alentejo


A Fundação Padre Américo vai construir 41 alojamentos no concelho de Grândola, instalações que deverão estar prontas no final de 2025 e que vão receber duas centenas de pessoas migrantes.

O contrato de financiamento que permitirá a construção do Centro de Acolhimento para Refugiados Nuno Álvares Pereira, situado em Azinheira dos Barros, no concelho de Grândola, foi assinado entre a Fundação e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

O centro não limitará a resposta a pessoas refugiadas, respondendo a «uma necessidade» local mais abrangente, que inclui as pessoas que têm chegado ao Alentejo buscando melhores condições de vida.

«O Alentejo é um território em transformação, com muitas comunidades migrantes», explicou Pedro Ruas, gestor do contrato para a construção do novo centro. Em declarações à Lusa, sublinhou a importância de assegurar um acompanhamento «mais profissional» da comunidade estrangeira no Alentejo e destacou que o novo centro terá equipas «altamente especializadas em acolhimento de refugiados».

O equipamento – orçado em 5,4 milhões de euros, 4,5 dos quais financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e os restantes por fundos próprios da Fundação – incluirá 41 alojamentos, muitos dos quais com capacidade para três e quatro pessoas cada, podendo acolher, no total, duas centenas de pessoas.

Após a assinatura do contrato, será aberto o concurso para a empreitada, em setembro, esperando-se que a obra comece antes do final do ano e esteja concluída em final de 2025.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.