Voltar

Política ATUALIZADA 11: 57

Hoje é dia de greve da administração pública

Política ATUALIZADA 11: 57

Hoje é dia de greve da administração pública


Hoje é dia de greve da administração pública, um protesto contra a atualização salarial de 0,9% proposta pelo Governo, um valor considerado "absolutamente insuficiente" pela Frente Comum, responsável pela realização deste protesto. O STAL diz que, no distrito, a adesão à greve é de 80 a 90% e que está a afetar sobretudo os setores operacionais das autarquias. 

Em Beja, a Escola de Santa Maria está encerrada, a Mário Beirão encerrou o 1º e 2º Ciclos e a pré está a funcionar pela metade, tal como na Escola de Santiago Maior. Nas outras escolas da cidade há pessoas em greve mas o normal funcionamento não foi posto em causa.

Em 2021 houve aumentos de 20 euros na remuneração base da função pública, para os 665 euros, de modo a ficar igual ao salário mínimo nacional, e em 10 euros para os salários que se situavam entre os 665 e os 791,91 euros. Nos últimos 12 anos, apenas em 2020 houve aumentos para todos os trabalhadores da administração pública, de 0,3%, em linha com a inflação.

Vasco Santana, do STAL de Beja, explica os motivos que levam os trabalhadores da função pública a realizar esta greve, avança que os sindicatos fazem, por todo o distrito, piquetes para falar com os trabalhadores e diz esperar uma forte adesão neste protesto.

Os sindicatos esclarecem que apesar de não ter sido aprovado o Orçamento do Estado para 2022 há um Governo em funções com legitimidade para tratar desta matéria, referindo-se ao aumento dos salários, incluindo o salário Minímo Nacional. Esta é uma greve que pode afetar o funcionamento de todos os setores do Estado, desde a educação à saúde.

Para dia 15 está marcada uma nova reunião entre o Governo e os sindicatos da administração pública.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.