Voltar

Política

Jerónimo de Sousa defendeu em Vale de Vargo “a reposição de freguesias”

Política

Jerónimo de Sousa defendeu em Vale de Vargo “a reposição de freguesias”


Jerónimo de Sousa esteve em Vale de Vargo, no concelho de Serpa, a participar no encontro sobre o tema: “Defender os interesses da população-repor as freguesias." O secretário-geral do PCP defendeu “a reposição de freguesias” e pediu ao “Governo que cumpra a promessa feita no Congresso da ANAFRE”, numa localidade onde foi formado o movimento cívico “Por Vale de Vargo Freguesia Sempre”.

Esta foi uma iniciativa promovida pela DORBE - Direção Regional de Beja do PCP, no Largo da Igreja, e em que se ouviu, logo no início, Teresa Pires, do movimento cívico “Por Vale de Vargo Freguesia Sempre”, a recordar que “foi o Governo do PSD e CDS a retirar este direito à população, de ter a sua freguesia”, e que “está na altura desta exigência ser cumprida”.

Falou, também, Manuela Pica, a presidente da União das Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo. Defendeu “a necessidade de serem repostas as freguesias de acordo com a vontade das populações” e de “ser cumprida a promessa feita no Congresso da ANAFRE sobre esta matéria”. Deixou claro que “estas duas freguesias estão unidas, mas querem voltar à sua antiga condição”.

Foi neste contexto que Jerónimo de Sousa recordou que “o PCP sempre se bateu pela reposição de freguesias” e disse que “está na altura de repor o que PSD e CDS retiraram e que o PS não quer restituir”. O secretário-geral do PCP frisou que “não vale a pena os partidos nas terras mostrarem-se a favor quando fazem o contrário no Parlamento, votando contra esta aspiração legítima das populações”.

Jerónimo de Sousa criticou, igualmente, o facto, de “partidos como o PS” terem “votado contra a proposta de regionalização que o PCP apresentou na Assembleia da República”. Deixou uma palavra de apreço à iniciativa realizada em Vale de Vargo e exortou “o PS a cumprir a promessa de voltar à questão da reposição de freguesias”.

À margem da iniciativa, o secretário-geral do PCP foi questionado sobre a situação que se vive em Portugal devido ao COVID – 19. Jerónimo de Sousa respondeu que “é preciso evitar alarmismos, que se espera um reforço de meios e profissionais para que o SNS dê resposta e que esta não seja uma oportunidade para retirar direitos aos trabalhadores”.

Jerónimo de Sousa vai regressar ao distrito de Beja, nesta sexta-feira, dia 13, para participar, na vila de Cuba, na conferência “O Alentejo tem futuro-Apoiar a base económica, reforçar os Serviços Públicos, criar emprego, aumentar a demografia”. Os trabalhos marcados para as 15.00 horas, vão decorrer na Biblioteca Municipal.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.