As Jornadas Europeias do Património (JEP) começam nesta sexta-feira, dia 12, em todo o país, e incluem este ano visitas inéditas a obras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), segundo a organização do evento de caráter europeu.
Até 21 de setembro, as jornadas vão decorrer sob o tema “Património Arquitetónico: Janelas para o Passado. Portas para o Futuro”, segundo comunicado do instituto público do Património Cultural (PC-IP), responsável pela coordenação em Portugal.
A edição de 2025 coincide com o 50.º aniversário do Ano Europeu do Património Arquitetónico, lançado em 1975 pelo Conselho da Europa, e pretende assinalar a arquitetura enquanto testemunho artístico, técnico e identitário, sublinha o PC-IP.
O objetivo é sensibilizar o público para a importância do envolvimento de toda a sociedade na proteção e valorização do património cultural europeu.
Entre 17 e 20 de setembro, aquele organismo do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto promove a iniciativa “Património Cultural PRR: Entre na obra”, que abre ao público, pela primeira vez, os bastidores de 18 das 85 intervenções financiadas pelo PRR, num investimento total de cerca de 241 milhões de euros, neste setor.
As visitas, sujeitas a inscrição prévia e realizadas em pequenos grupos, serão conduzidas por técnicos dos próprios monumentos e pelo Departamento de Projetos e Obras do PC-IP, para que o público tenha oportunidade de conhecer de perto trabalhos de conservação e restauro, arquitetura, engenharia e arqueologia.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com