Voltar

Sociedade

Milfontes tem Centro de Interpretação dos Charcos Temporários

Sociedade

Milfontes tem Centro de Interpretação dos Charcos Temporários


No sítio das Pousadas Velhas, em Vila Nova de Milfontes, é hoje inaugurado, às 10.00 horas, o Centro de Interpretação dos Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano.

Esta iniciativa, junta a autarquia de Odemira e a LPN-Liga de Proteção da Natureza, decorre do projecto LIFE Charcos e tem por objectivo promover a conservação, informação e sensibilização das comunidades locais e turistas para a importância dos Charcos Temporários, um habitat de grande biodiversidade e riqueza ambiental.

Em nota de imprensa, o município de Odemira afirma que os Charcos Temporários Mediterrânicos que ocorrem na Costa Sudoeste de Portugal são um habitat natural muito ameaçado, devido à sua fragilidade ecológica e desconhecimento do seu valor natural e que é na Costa Sudoeste que se encontram alguns dos principais núcleos de charcos temporários a nível nacional, a intensificação da agricultura industrializada e o turismo constituem um dos principais factores de declínio deste habitat.

A flora e fauna que ocorrem nos Charcos Temporários são muito específicas e adaptadas à alternância de condições extremas, de encharcamento ou secura, de acordo com a altura do ano, uma vez que os charcos temporários são zonas húmidas em que a permanência da água depende da precipitação anual e das condições hidrogeológicas locais. Os charcos representam um habitat essencial para a reprodução de anfíbios, sendo este o único habitat de água doce no qual se encontram quase todas as espécies de anfíbios da região.






PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.