Voltar

Política

Almodôvar e Castro Verde aprovam desagregação de freguesias nos seus concelhos

Política

Almodôvar e Castro Verde aprovam desagregação de freguesias nos seus concelhos

A Assembleia Municipal de Almodôvar aprovou, por unanimidade, a desagregação das duas uniões de freguesias  de Almodôvar e Graça dos Padrões e Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires. E o mesmo órgão, mas de Castro Verde as de Castro e Casével.

Segundo a autarquia de Almodôvar, esta decisão iniciou com a consulta aos munícipes das respetivas freguesias, que "demonstraram vontade em voltar a ter as freguesias tal como estavam antes da decisão, de unir quatro em duas, tomada em 2012/2013. Depois, foi aprovada em Assembleia de Freguesia, de seguida em reunião de Câmara e, agora, em Assembleia Municipal”.

“Resta esperar pela decisão do Governo central”, indica o Município de Almodôvar, acrescentando que “a concretização da reorganização administrativa deverá acontecer no ano em que se realizam as eleições autárquicas, ou seja, em 2025. A realizar-se esta desagregação, o concelho de Almodôvar voltará a ter oito freguesias, em vez das atuais seis”.

A Assembleia Municipal de Castro Verde aprovou, “por unanimidade e aclamação”, um parecer que defende a desagregação da União de Freguesias de Castro Verde e Casével, revelou o presidente do município à agência Lusa.

“Casével é uma freguesia histórica, com um legado importante do ponto de vista patrimonial, tem uma identidade muito forte e quando foi feita esta união de freguesias foi um bocadinho surpreendente”, recordou o autarca.

O autarca explicou ainda que já foram cumpridas “todas as etapas” para que se proceda à desagregação da união de freguesias, seguindo agora o parecer para a Assembleia da República.



PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.