Voltar

Município de Castro Verde apoia os lares do concelho

Município de Castro Verde apoia os lares do concelho


Para apoiar quem não pode pagar os valores efectivos do internamento num lar, o Município de Castro Verde subsidia o funcionamento de \"camas sociais\" para idosos do concelho com menos recursos financeiros.

No concelho de Castro Verde existe actualmente uma oferta de 163 camas em lares de terceira idade, metade das quais, aproximadamente, são apoiadas pela Câmara Municipal local.

Em Santa Bárbara de Padrões, freguesia do concelho de Castro Verde com 943 habitantes, o lar de terceira idade gerido pela Associação Seara de Abril, tem capacidade para 46 camas. O Município de Castro foi responsável pela sua construção, que deliberou ainda apoio respeitante ao funcionamento de 23 camas, designadas pelo Município por "camas sociais", dirigidas a pessoas com mais baixos recursos. Conforme declarações do presidente do Município, Francisco Duarte, este subsídio surgiu para colmatar a "ausência de apoio por parte da Segurança Social", a qual aprovou recentemente o apoio efectivo ao funcionamento de 5 camas.

O Município tem ainda em construção o Lar Frei Manuel das Entradas com capacidade para 46 camas. Cedeu o terreno, pagou o projecto de arquitectura e disponibilizou um financiamento de 400 mil euros para a sua construção.

A cobertura de lares de terceira idade no concelho de Castro Verde conta ainda com o Lar Jacinto Faleiro, em Castro Verde que recebe um significativo apoio da Segurança Social, e com o Lar da Fundação Joaquim António Franco, em Casével que, neste momento, não receberá apoio ao funcionamento de nenhuma cama por parte da Segurança Social.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, o apoio à construção e funcionamento dos lares advém das preocupações sociais do Município, designadamente, para com a população mais idosa substituindo-se, muitas vezes, ao papel do Estado por razões que se prendem com as necessidades mais básicas da população.

Destacamos que o Município tem prevista a ampliação do Lar de Casével que deverá compreender mais duas dezenas de camas que, a juntar às 46 de Entradas, aumentará a oferta no concelho para cerca de duas centenas.


Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB

Música

Mia Gama estreia-se com "Undercover"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.