Voltar

Município de Cuba arranca com cante nas Escolas

Município de Cuba arranca com cante nas Escolas


O cante alentejano já soa nas salas da Escola Básica Fialho de Almeida de Cuba, com as turmas do 1º Ciclo deste estabelecimento a ter iniciado o projeto, da Câmara Municipal, de inclusão deste Património Cultural Imaterial da Humanidade nas aulas, informa a autarquia em nota de imprensa.

O objetivo é claro, refere o documento enviado à nossa redação, começar desde cedo a integrar nas camadas mais jovens o gosto pelo cante e pela cultural tradicional, numa perspetiva de salvaguarda e perpetuação de um dos traços identitários da cultura alentejana.

Sandra Braz, vereadora da Câmara de Cuba, afirma que se pretende "mostrar e incutir nos mais novos o gosto pela música tradicional" e que se "procura também, de forma lúdica e pedagógica, que esta prática contribua para reforçar a expressão cultural local e que gradualmente o resultado daí proveniente se possa ir introduzindo na comunidade, garantindo assim a continuidade do cante nas gerações futuras".

A inclusão do cante nas Escolas é uma medida que tinha já sido anunciada pela autarquia, enquadrada na estratégia "Cuba, Catedral do Cante". Uma expressão de comum utilização na vila e que configura um dos eixos estratégicos do Município para a projeção do concelho. 


Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.