Voltar

O 1 de dezembro volta a ser feriado em 2016

O 1 de dezembro volta a ser feriado em 2016


Comemora-se hoje, em Portugal, a Restauração da Independência e recuperou-se este ano também, com o atual Governo, o feriado desta data. Em Santo Aleixo da Restauração, concelho de Moura, a tradição volta a cumprir-se e este dia é comemorada com um vasto programa de atividades.

Comemora-se hoje, em Portugal, a Restauração da Independência. A Restauração da Independência é a designação dada à revolta iniciada em 1 de Dezembro de 1571 contra a tentativa de anulação da independência do Reino de Portugal, por parte da dinastia filipina, e que vem a culminar com a instauração da dinastia portuguesa da casa de Bragança. Esta data é comemorada anualmente.

Santo Aleixo da Restauração é uma aldeia portuguesa situada no concelho de Moura, que foi muito importante durante a Guerra da Restauração devido à defesa e neutralização de duas campanhas espanholas, em 1641 e 1644, sendo por isso homenageada como aldeia heróica no obelisco da Praça dos Restauradores, em Lisboa, e agraciada com a denominação "da Restauração" pela República, em 1957.

Este ano, as comemorações estão de regresso a Santo Aleixo da Restauração, em dia feriado e consistem na realização de sessão solene, com discursos e deposição de flores junto do obelisco e hastear da Bandeira Nacional, durante a manhã. A tarde é preenchida com um convívio popular.

Recorde-se que em 2016 foram recuperados quatro feriados, nomeadamente o feriado religioso de 1 de novembro, o 5 de outubro, da implantação da República, o 1 de dezembro, dia da restauração da independência e ainda, o feriado referente ao Corpo de Deus, que este ano se assinalou, por ser móvel, a 26 de maio.


PUB

Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB

Música

Luís Trigacheiro lançou "Era Noite de Lua Cheia"

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.