A importância da abordagem da alimentação saudável de uma forma holística, não só sob a dimensão da saúde, mas também dos direitos humanos ou do desenvolvimento sustentável está consagrada na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC).
Este ano, a FAO convida crianças e jovens, dos 5 aos 19 anos, de todo o mundo a participar na competição global para o Dia Mundial da Alimentação. Para o fazerem, podem enviar uma ilustração que inspire ações por um mundo em que todas as pessoas tenham acesso a uma alimentação saudável.
Estima-se que o número de habitantes do planeta vai ultrapassar os nove bilhões de pessoas em 2050 e que a produção mundial de alimentos vai ter de aumentar em 60% para conseguir dar resposta às necessidades alimentares da população mundial.
Comer equilibrada e saudavelmente passa hoje por noções mais vastas do que as tradicionalmente divulgadas (e bem!) neste dia. Para além de ter no prato alimentos de todos os grupos da roda dos alimentos, ter cuidado na análise dos rótulos alimentares, o consumidor tem de estar atento às quantidades que compra. Não podemos continuar a deitar para o lixo milhões de toneladas de alimentos para o lixo.
Reaproveitar e transformar as sobras alimentares é uma obrigação de todos nós e uma oportunidade para assumir comportamentos mais sustentáveis, mais amigos do planeta e do nosso orçamento familiar.
Fonte: Direção Geral da Educação.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com