Voltar

Odemira integra concurso europeu de arquitectura

Odemira integra concurso europeu de arquitectura


Odemira é um dos três municípios portugueses que participam na edição de 2015 do Europan 13, um concurso europeu de arquitectura.

Um concurso tendo em vista a criação de um projecto de intervenção de espaço público na aldeia piscatória de Azenha do Mar, no litoral da freguesia de S. Teotónio.

O concurso, bianual, é promovido pela Europan, uma federação europeia que se dedica às questões urbanas e arquitectónicas, na perspectiva do intercâmbio para jovens profissionais na Europa.

Na edição de 2015, o concurso Europan mobiliza 46 cidades europeias, envolvendo equipas de arquitectos e outros profissionais, com idades até aos 40 anos, proporcionando contactos internacionais e a realização de operações inovadoras e de qualidade.

O tema do Europan 13 é "A cidade adaptável", sendo que o Município de Odemira inscreveu a intervenção na Azenha do Mar no subtema "Como Criar Dinâmicas Positivas a partir de uma Situação Difícil?", a par de dez locais na Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Holanda e Noruega.

A Azenha do Mar é um aglomerado urbano piscatório, com 130 habitantes, cujo desafio consiste em adaptá-lo às dinâmicas de uma sociedade contemporânea alicerçada na génese e identidade do lugar. Para a intervenção na Azenha do Mar, o município odemirense procura complementaridades urbanas articuladas com a paisagem natural e com as actividades rurais, nomeadamente agricultura e pesca, através da valorização dos recursos locais, com destaque para os produtos do mar, os produtos hortícolas, os recursos energéticos e paisagísticos, de forma a promover a flexibilidade dos espaços e a diversificação das actividades económicas, culturais e sociais.

Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB

Música

Mia Gama estreia-se com "Undercover"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.