Voltar

Política

OE2023: PS aprovou propostas de nove partidos e as do PCP para o distrito são votadas hoje

Política

OE2023: PS aprovou propostas de nove partidos e as do PCP para o distrito são votadas hoje

O PS aprovou, no início desta semana, na especialidade do OE2023, nove propostas de alteração de outros partidos. O PAN foi o partido com mais propostas viabilizadas e hoje são votadas as do PCP para o distrito.

Entre as cerca de 400 propostas que foram a votação no que se refere ao Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), o Partido Socialista (PS), com a sua maioria absoluta, aprovou todas.

O Pessoas-Animais-Natureza (PAN) viabilizou três: um projeto-piloto para distribuição de bens de higiene pessoal feminina, a realização de um estudo sobre o impacto do que denomina de "taxa rosa", ou seja, quanto mais gastam as mulheres do que os homens em produtos semelhantes; e a criação de um Espaço Gisberta, para dar uma resposta integrada e especializada às pessoas LGBTI vítimas de violência doméstica ou de género.

O Partido Social Democrata (PSD) conseguiu fazer passar uma proposta para o reforço da prevenção e combate à violência contra as pessoas idosas e parte de uma proposta que prevê o reforço da prevenção e combate à violência contra as pessoas idosas.

Também o Livre garantiu duas propostas de alteração, vendo viabilizada a criação de um plano de formação profissional em direitos humanos para quem faça atendimento ao público na administração central, regional e local e parte de uma proposta que prevê a formação dos recursos humanos nos programas de apoio à construção e acesso a habitação pública.

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português (PCP) viram aprovada uma proposta cada um. O PCP aprovou parte de uma proposta para que sejam progressivamente eliminadas as barreiras arquitetónicas e o BE uma para a implementação da Estratégia Nacional de Compras Públicas Ecológicas, que prevê o seu acompanhamento e monitorização.

Recordamos que hoje vão a votação no parlamento, as propostas de alteração que o PCP apresentou para o distrito de Beja, centradas nas acessibilidades e saúde do território.

Por outro lado, o Chega foi o único partido que viu todas as propostas reprovadas, enquanto a Iniciativa Liberal (IL) não teve propostas de alteração a votos.

Entre as propostas do PS aprovadas inclui-se o alargamento da medida de Apoio ao Regresso de Emigrantes a Portugal, no âmbito do Progresso Regressar, às Regiões Autónomas, a construção do novo estabelecimento prisional de S. Miguel e obras de requalificação da Cadeia de Apoio da Horta, nos Açores, assim como a possibilidade de uma moratória excecional para os municípios com empréstimos de assistência financeira.

A realização de um estudo para a implementação de um plano de contingência no Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo, a promoção dos procedimentos para a ampliação da pista do Aeroporto da Horta e a comparticipação do projeto de execução e o alargamento à Administração Regional da existência de uma conta-corrente para receber a transferência do montante equivalente ao IVA, que saia dos orçamentos regionais, no âmbito do PRR, foram outras das propostas socialistas aprovadas.

Os deputados estão a votar ao longo desta semana mais de  mil e 800 propostas de alteração ao orçamento, que culminará na sexta-feira com a votação final global do documento.



PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.