Voltar

Política OE2024

Deputados eleitos por Beja querem "projetos estruturantes do distrito" garantidos

Política OE2024

Deputados eleitos por Beja querem "projetos estruturantes do distrito" garantidos


A redução de impostos e medidas para facilitar o acesso à habitação e à saúde estão entre as prioridades dos partidos nas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2024 que será entregue no parlamento nesta terça-feira, 10. Os deputados do Partido Socialista (PS) e do Partido Comunista Português (PCP), eleitos por Beja, exigem "garantias de concretização dos projetos estruturantes no distrito".


O dia de hoje, 10 de outubro, fica marcado pela entrega, na Assembleia da Republica, do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) e a Voz da Planície ouviu os deputados do PS e do PCP, eleitos por Beja, sobre esta matéria para conhecer as propostas que vão fazer, na especialidade, em defesa do território que os elegeu.

Pedro do Carmo, eleito pelo PS, começou por sublinhar o "contexto complexo, em termos internacionais, em que este orçamento é feito", referindo-se ao "conflito no médio oriente, que se junta à guerra na Ucrânia, dois factos que influenciam", na sua opinião, o "estado das coisas em Portugal".

Para o deputado socialista, este "vai ser um orçamento ambicioso e centrado nas ajudas às famílias e empresas". Quanto ao distrito, Pedro do Carmo deixou claro que vai "exigir, na especialidade, que seja feito "o ponto de situação sobre os projetos estruturantes, nomeadamente o aeroporto, com os desenvolvimentos avançados pela Comissão Técnica Independente (CTI)", pedindo "a garantia de que avancem os concursos previstos". Terminou, frisando que quer ver "neste orçamento a ferrovia e o IP8 garantidos", assim como os "investimentos necessários às autarquias, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e Alentejo 2030 para se resolver o que ainda é preciso fazer na habitação e saúde, entre outros aspetos, no distrito".

O deputado do PCP, João Dias, frisou que neste "Orçamento do Estado será exigido, no que ao distrito de Beja diz respeito, mais do mesmo porque o Governo não tem cumprido no território, no que se refere ao aeroporto, à ferrovia e ao IP8".

Considera, igualmente, o deputado do PCP que "é preciso outro olhar para responder às consequências da seca no distrito, assim como garantir que os blocos de rega do Alqueva em falta sejam finalizados". Promete, João Dias, que o "PCP vai entregar propostas, também, na especialidade, sobre o IC4 e o IC27".

Para João Dias, é fundamental que "neste orçamento sejam entregues propostas e feitas exigências para o distrito, que continuam a faltar". E garante que o seu partido "as vai fazer, assim como estar atento ao comportamento dos outros deputados eleitos por Beja, mais dois do PS, no sentido de ver se falam, ou não, sobre o que continua por cumprir".

Há temas que têm dominado o debate político nas últimas semanas e deverão merecer a atenção das diferentes bancadas na Assembleia da República quando debaterem, na generalidade, a proposta do Governo de Orçamento do Estado, marcada para os dias 30 e 31 deste mês.

Na sexta-feira passada, 6, o Governo apresentou aos partidos com representação parlamentar o cenário macroeconómico para o próximo ano e nesta terça-feira, 10, entrega na Assembleia da República a proposta de OE2024.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.