Voltar

Pedro Soares homenageado na Casa do Alentejo

Pedro Soares homenageado na Casa do Alentejo


O PCP está a assinalar o centenário do nascimento do antifascista Pedro Soares, natural de Trigaches, através da realização de diversas iniciativas. Hoje a homenagem é realizada em Lisboa, na Casa do Alentejo e conta com a participação do secretário-geral do PCP.

O PCP, por iniciativa da Direção da Organização Regional de Beja (DORBE), está a evocar a luta e atividade revolucionária de Pedro Soares, ao longo de décadas, contra a ditadura fascista, pela liberdade e democracia, por uma sociedade mais justa e fraterna, com a realização de várias ações, que começaram no passado dia 8, no jornal "Avante!" e que passaram também, no passado dia 13, por Trigaches, através do descerramento de uma placa evocativa do centenário do seu nascimento, com o seu nome. Hoje, a homenagem é feita em Lisboa, na Casa do Alentejo e João Narciso, da DORBE do PCP, apresenta o programa agendado, onde participa Jerónimo de Sousa.

O programa de homenagem ao centenário do nascimento de Pedro Soares prossegue depois em Fevereiro, mês para o qual estão previstas duas sessões evocativas que exibem a exposição alusiva à vida e luta deste antifascista, no dia 13, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja, e no dia 21, na sede da União de Freguesias de Trigaches e São Brissos, em Trigaches.

Recorde-se que Pedro Soares, nasceu em Trigaches a 13 de Janeiro de 1915, que foi um destacado militante antifascista e dirigente do PCP, assumindo diversas responsabilidades, participando na reorganização do partido, nos anos de 1940/41, e tendo sido membro do seu Comité Central. Faleceu a 10 de Maio de 1975.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.