Voltar

Portugueses confiam pouco nos partidos

Portugueses confiam pouco nos partidos


O grau de desconfiança dos portugueses em relação aos partidos, ao governo e à justiça aumentou significativamente desde 2007 de acordo com um relatório da OCDE. 

A confiança dos portugueses nos partidos políticos situa-se nos 10% segundo um relatório da OCDE divulgado na semana passada. Ainda de acordo com o documento só pouco mais de 20% dos portugueses confiam no Governo. Os dados, que comparam 2007 com 2012, revelam que a confiança no Governo caiu, em cinco anos, quase para metade.

Jorge Salvador, sociólogo e habitual comentador da Voz da Planície, considera que é "grave" este acentuado grau de desconfiança.

O relatório diz existir uma relação entre os níveis de confiança dos cidadãos, as crises económicas e financeiras e as políticas de austeridade. As maiores quedas de confiança ocorreram assim em países que enfrentam uma "crise política, fiscal ou económica", como Portugal, Grécia, Irlanda e Espanha, por oposição a países onde a confiança aumentou, como Reino Unido, Polónia, França ou Alemanha.

Jorge Salvador destaca ainda, pela negativa, o facto de os portugueses serem aqueles que menos confiam na justiça.


Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB

Música

Mia Gama estreia-se com "Undercover"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.