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Atualidade

Reclamações relacionadas com burlas online aumentaram 22 por cento

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Reclamações relacionadas com burlas online aumentaram 22 por cento


As reclamações relacionadas com burlas online aumentaram 22 por cento de janeiro até abril, revela o Portal da Queixa numa análise efetuada por ocasião do Dia Mundial da Internet, que se assinalou no passado dia 17. 

A tendência de crescimento registada tem sido consecutiva nos últimos anos, acompanhado a mesma subida de denúncias de cibercrimes que chegam à Procuradoria-Geral da República. Sites fraudulentos, casos de phishing são os principais motivos das queixas dos consumidores. A literacia digital é essencial para uma utilização segura e informada no meio digital, defende o Portal da Queixa.

Entre os dias 01 de janeiro e 30 de abril, o Portal da Queixa registou uma subida de 22% do número de reclamações relacionadas com burlas online, comparativamente com o mesmo período homólogo. 

Os principais motivos de reclamação dos consumidores continuam a evidenciar esquemas de burlas online relacionadas com a criação de websites clonados (cópias de lojas online de marcas) e esquemas de phishing, casos que o Portal da Queixa tem vindo a denunciar de forma recorrente. 


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