Voltar

Santa Clara-a-Velha e Zambujeira do Mar pré-finalistas das aldeias maravilhas de Portugal

Santa Clara-a-Velha e Zambujeira do Mar pré-finalistas das aldeias maravilhas de Portugal


Santa Clara-a-Velha e Zambujeira do Mar, duas aldeias do concelho de Odemira foram seleccionadas para a lista das 49 aldeias candidatadas às 7 Aldeias Maravilhas de Portugal.  

Santa Clara-a-Velha, na categoria de Aldeias Ribeirinhas, e Zambujeira do Mar, na categoria de Aldeias de Mar, passaram à fase de votação pública que decorre durante as 7 Galas a emitir pela RTP, todos os domingos, entre 9 de Julho e 20 de Agosto. A Gala Final, onde vão ser divulgadas as 7 vencedoras, realiza-se a 3de Setembro.

Em nota de imprensa, a autarquia de Odemira afirma que "Santa Clara-a-Velha concorre na categoria de "Aldeias Ribeirinhas", esta aldeia branca e florida, do interior do concelho, desenvolveu-se em redor da Igreja de Santa Clara de Assis-séc XVI, junto às terras férteis do vale do rio Mira. A água assume um papel determinante na identidade da localidade, sendo ponto de referência a barragem de Santa Clara construída pelo Estado Novo, cuja albufeira cobre uma área de 1986 hectares, sendo das maiores da Europa".

Ainda de acordo com a nota de imprensa, "Zambujeira do Mar, que concorre na categoria "Aldeias de Mar", é uma aldeia marítima, de casario concentrado e harmonioso, que encontrou no mar a sua fonte de inspiração. Rodeada de praias e falésias imponentes, a sua identidade marítima é vincada pela destreza da sua comunidade piscatória e pelas artes tradicionais preservadas ao longo de gerações. Insere-se no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que protege uma flora e fauna selvagens únicas. Em 2012 a Praia da Zambujeira do Mar foi eleita a Melhor Praia Urbana do país e o Parque Natural que a protege, foi em 2010 finalista nas Maravilhas Naturais, no âmbito do concurso das 7 Maravilhas".




PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.