Voltar

Atualidade Festivais

Silarca - Festival do Cogumelo cumpre 11.ª edição em Cabeça Gorda, de 7 a 9 de março

Atualidade Festivais

Silarca - Festival do Cogumelo cumpre 11.ª edição em Cabeça Gorda, de 7 a 9 de março

Foto: JF Cabeça Gorda

Nos dias 7, 8 e 9 deste mês, a Praça Magalhães Lima, na Freguesia de Cabeça Gorda, será palco da 11.ª edição do Silarca Festival do Cogumelo, um evento que se tem afirmado como um dos maiores símbolos da promoção da cultura e recursos naturais da região.

"Organizado pela Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, o festival é uma plataforma para divulgar a riqueza dos recursos silvestres locais, com um enfoque especial no cogumelo Amanita Ponderosa – Silarca, uma espécie única que dá nome ao evento desde a sua criação em 2014.

Este festival não só celebra a biodiversidade regional, mas também procura envolver a comunidade de forma educativa e gastronómica, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação e utilização sustentável dos recursos naturais. Em cada edição, o evento tem crescido em número de visitantes e relevância, tornando-se um ponto de encontro para especialistas, produtores e entusiastas da gastronomia e da micologia.

Bruno Ferreira, ator, locutor, humorista e escritor natural de Beja, continua a ser o Embaixador do Silarca Festival do Cogumelo desde a sua 3ª edição em 2016. O seu apoio constante tem sido fundamental para a divulgação e valorização da espécie Silarca e da região de Cabeça Gorda, além de fortalecer a identidade cultural local e os laços entre as coletividades da freguesia.

A programação da 11ª edição promete ser muito vasta. A organização está a ultimar os detalhes de um programa variado e recheado de atividades para todas as idades. Além das tradicionais tasquinhas, que oferecerão uma vasta gama de pratos à base Praça Magalhães de Lima nº6 7800-631 Cabeça Gorda de cogumelos, os visitantes poderão participar em showcookings e workshops com chefs e especialistas da área.

O festival incluirá também um passeio micológico guiado, conferências sobre a biodiversidade e a preservação ambiental, palestras sobre a utilização do cogumelo na gastronomia, e um mercadinho de produtos regionais que refletirá o melhor da produção local.

Outro momento de destaque será a tradicional Lota Micológica, onde será possível adquirir as Silarcas certificadas, destacando o trabalho dos apanhadores da região, cujas práticas sustentáveis e responsáveis são essenciais para a conservação da espécie.

Acreditamos que o Silarca Festival do Cogumelo 2025 será um marco importante para a freguesia de Cabeça Gorda e para o Concelho de Beja. Este evento não apenas reforça a identidade local, mas também projeta a região no cenário nacional, atraindo visitantes, promovendo o turismo e impulsionando a economia local. A colaboração estreita entre a Junta de Freguesia, as coletividades e todos os parceiros envolvidos tem sido fundamental para o sucesso continuo do festival, que cresce a cada edição. Com a dedicação de todos, o Silarca Festival do Cogumelo consolida-se como uma verdadeira celebração da biodiversidade, cultura e tradição da nossa terra", sublinha a organização no documento enviado à nossa redação.

Comente esta notícia

Leia também...


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.