Voltar

Atualidade

Somincor quis mudar horários mas trabalhadores disseram não

Atualidade

Somincor quis mudar horários mas trabalhadores disseram não


Sindicato do setor mineiro acusa administração da Somincor de “querer acabar com a paz laboral existente”. A empresa “quis mudar os horários dos trabalhadores, fez um referendo” e uma “larga maioria” disse “não”.

“Em 2021, a Somincor teve os melhores resultados dos últimos 28 anos e mesmo assim queria mudar os horários dos trabalhadores, porque quer aumentar os lucros”, denuncia o Sindicato do setor.

Foi “na última reunião periódica, há 15 dias, que o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM) teve conhecimento deste processo e ficou à margem do mesmo por não concordar com uma alteração que está inscrita no Ministério do Trabalho e em vigor até março de 2023”, assegura Luís Cavaco.

O dirigente sindical explica que “esteve em cima da mesa passar-se a fazer quatro dias de trabalho e quatro de descanso. Situação inaceitável pois diminui o período de recuperação e aumenta o perigo de acidentes”.

A Voz da Planície quis ouvir a administração da Somincor, mas não conseguiu. Sabe, contudo, que a empresa auscultou os trabalhadores da Somincor, nos últimos três dias da semana que passou, e que divulgou, ontem, os resultados do referendo efetuado.

A Voz da Planície sabe, também, que 520 trabalhadores das Minas Neves Corvo, em Castro Verde, quiseram manter o horário atual e que 101 trabalhadores votaram a favor da alteração proposta pela empresa. Houve, ainda, dois votos brancos e seis nulos ou invalidados.

A Somincor perante estes resultados, sublinhou, em comunicado que fez circular pelos trabalhadores, que se iria cumprir “a vontade da maioria”, ou seja manter os horários de trabalho atuais.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.