Voltar

ULSBA com iniciativas sobre a diabetes até ao fim do mês

ULSBA com iniciativas sobre a diabetes até ao fim do mês


Assinala-se hoje, o Dia Mundial da Diabetes e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) junta-se às comemorações, subordinadas este ano ao tema: "as mulheres e a diabetes", realizando atividades nesta terça-feira, assim como até ao final deste mês.

São 11 mil os utentes do distrito com diabetes e o Alentejo tem um numero elevado de amputações, comparando com outras regiões do país, embora tenham vindo a reduzir, refere a enfermeira Cristina Palma da ULSBA, frisando que estes dados motivaram também, o facto, de se assinalar esta data, com diversas iniciativas, que vão para além do dia de hoje.

Durante este mês de novembro, coincidindo com as iniciativas relacionadas com a diabetes, a ULSBA desenvolve a experiência piloto de consultas de diabetologia, em Moura, via telessaúde, na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, avança a enfermeira Cristina Palma, revelando que esta é uma iniciativa que se pretende estender a todos os concelhos da área de abrangência da ULSBA. Falou ainda, das formações programadas para este mês, no âmbito da temática da diabetes e da ações de sensibilização que estão a ser feitas, junto das mulheres grávidas, sobre a diabetes gestacional.

A propósito da temática da diabetes foi lançado o desafio, a todos os municípios, de colocação de uma faixa azul, nos edifícios públicos e da iluminação dos mesmos, com este tom, disse, igualmente, a enfermeira Cristina Palma, explicando que esta é uma iniciativa mundial, que decorre durante este mês de novembro.

Hoje, data em que se comemora o Dia Mundial da Diabetes, realiza-se, às 09.00 horas, na Sala de Conferências do Hospital José Joaquim Fernandes, uma conferência, só para profissionais, sobre o tema: "A diabetes na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo", que tem como objetivo fazer o ponto de situação sobre a doença na área de abrangência da ULSBA.

Para as 11.00 horas está programo o encontro "As mulheres e a diabetes", com os utentes diabéticos, no Parque de Feiras e Exposições de Beja, no espaço do Pavilhão dos Sabores.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.