Voltar

Atualidade Festivais

X Beja Romana de volta à Praça da República para animar cidade até domingo

Atualidade Festivais

X Beja Romana de volta à Praça da República para animar cidade até domingo

Foto: Rádio Voz da Planície de Beja

O tema “Da Planície ao Império: Pão, Azeite, Vinho e a Gastronomia Romana” destaca a importância da alimentação e da cultura como elementos centrais da identidade de dois mundos – o romano e o gaulês. A X Beja Romana, organizada pela Câmara de Beja, começa nesta sexta-feira e decorre até domingo, dia 8 de junho.

«Este ano sob o tema “Da Planície ao Império: Pão, Azeite, Vinho e a Gastronomia Romana” serão várias as atividades que celebram a alimentação e os produtos agroalimentares. Desde logo a formação “Gastronomia – Roma Antiga”, numa parceria com o IEFP, através da qual promovemos a capacitação dos agentes do concelho de Beja que pretendam participar na área alimentar, com direito a certificação.

Teremos ainda sobre este tema, duas conferências, uma oficina de cozinha de Roma antiga, uma oficina de pão e uma prova de vinho de talha.

No mercado por estes dias poderemos encontrar alguns produtos agroalimentares – vinho, azeites, legumes, queijos, enchidos, entre outros, para além do tradicional artesanato e das consultas de tarot.

Teremos um espaço dedicado ao corpo e à mente – com massagens romanas preparado pelas/os alunas/os do curso de estética do Centro de Formação do IEFP, que também irão proporcionar cuidados de beleza com penteados inspirados nos modelos mais utilizados naquela época.

Este ano uma das novidades que promete entreter, sobretudo os mais jovens, é a proposta Locações de Pax Julia. Um espaço dedicado a atividades interativas desenvolvidas pelos alunos/as da licenciatura em Audiovisual e Multimédia do Instituto Politécnico de Beja, que oferece ao visitante uma viagem sensorial ao período da presença romana nos espaços e locais da cidade de Beja. A exposição resulta de um entrelaçamento das evidências históricas e arqueológicas da presença romana nos espaços da cidade de Beja com a cultura cinematográfica de época, proporcionado ao visitante uma experiência imersiva em resultado das associações estabelecidas. Locações na Pax Julia não só valoriza o património local como também desafia o público a refletir sobre as formas como o passado é contado, reinventado e reinterpretado no contexto da cultura mediática, com destaque para a produção audiovisual e multimédia.

As escolas e o movimento associativo local também se juntam ao festival proporcionado vários momentos de animação com danças, performances, teatros, jogos romanos e jogos intergeracionais.

No dia 8 de junho ao final da tarde teremos uma atuação especialmente produzida para este festival pela associação Chamadarte, Árvore Sagrada, que integra membros da comunidade migrante e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Os utentes da Cercibeja e do Centro de Paralisia Cerebral de Beja juntam-se ao programa com algumas atuações de danças.

Na Domus, onde se recria a casa romana, os visitantes serão surpreendidos com a recriação dos ambientes da época, podendo interagir com os habitantes da Domus, observar demonstrações de técnicas ancestrais, experimentar práticas do quotidiano romano e, acima de tudo, participar ativamente num percurso envolvente através da cultura, da estética e da vida doméstica da Antiguidade. Neste espaço poderemos encontrar a Culina (Cozinha Romana), a Tessellatum – Oficina de Mosaicos, a zona de Beleza e Acessórios e o Átrio – o Coração da Casa, onde acontecem jogos de tabuleiro históricos, a escrita e formas de expressão pessoal no Cubiculum - quartos e ainda, o Grafiti Vulgata (grafitis). Ao longo dos 3 dias de festival serão efetuadas visitas pedagógicas guiadas ao Museu Vivo.

Teremos os Museus abertos à noite com visitas guiadas (N.M.R. do Sembrano e Núcleo Visigótico do MRDL).

À noite acontecem os grandiosos espetáculos de fogo e malabares que iluminam a Praça da República.

Não podemos deixar de destacar o cortejo inaugural, na sexta feira, às 10h30, onde participa uma parte significativa da comunidade educativa do concelho de Beja. Este ano estão inscritas mais de 1600 pessoas - alunos, professores, auxiliares, grupos de música e teatro, movimento associativo, entre outros.

O centro histórico de Beja enche-se de vida, cor e sons para celebrar a história, o património e a identidade. Convidamos todos a juntarem-se a esta festa que celebra Pax Julia!», pode ler-se no documento da Câmara de Beja.

Comente esta notícia

Leia também...


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.