Voltar

Atualidade Incêndio em Odemira

Nove operacionais com ferimentos ligeiros. 686 operacionais apoiados por 223 viaturas e sete meios aéreos

Atualidade Incêndio em Odemira

Nove operacionais com ferimentos ligeiros. 686 operacionais apoiados por 223 viaturas e sete meios aéreos

Três operacionais sofreram ferimentos ligeiros no combate ao incêndio que lavra desde o passado sábado, 5, em Odemira e outros seis foram assistidos no local, anunciaram hoje, 7, as autoridades, dando conta de que cerca de 60 pessoas dormiram num centro de acolhimento.

No posto de comando montado em São Teotónio, o comandante regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo, José Ribeiro, referiu que as situações de assistência médica aos elementos das forças de socorro “não inspiram cuidados”.

O fogo tinha, neste final de manhã, três frentes ativas com “elevada intensidade”, depois do registo de vários “reacendimentos violentos” e com o vento forte a dificultar os trabalhos.

José Ribeiro destacou que, ao longo da noite, o fogo atravessou por várias vezes a fronteira com o Algarve, levantando preocupações com a serra de Monchique, e salientou que, ao início da tarde, ainda existiam “ali algumas linhas de fogo ativas”.

O responsável explicou que os meios aéreos que estão no teatro de operações irão fazer esta tarde um conjunto de descargas para ajudar a baixar a temperatura do incêndio, para ser possível depois “fazer combate direto através dos flancos com a ajuda de máquinas de rasto”.

“É provável que, com estas frentes, esta extensão, esta violência, haja habitações que possam estar em risco”, admitiu, sublinhando que a Proteção Civil está a avaliar com a GNR a necessidade de mais evacuações.

O incêndio neste concelho do distrito de Beja já obrigou no passado domingo, 6, a evacuar quatro locais - Vale dos Alhos, Vale de Água, Choça dos Vales e Relva Grande - e uma unidade de turismo rural, num total de mais de 100 pessoas retiradas, por prevenção. Hoje, o número de pessoas retiradas mantém-se nessa ordem.

Também presente na conferência de imprensa, o presidente do município, Hélder Guerreiro, especificou que cerca de seis dezenas de pessoas, provenientes sobretudo do turismo rural, foram acolhidas na noite passada no centro criado para o efeito.

O autarca destacou ainda que estão a ser criados outros centros de acolhimento em Zambujeira do Mar e eventualmente em São Teotónio ou Odemira para acolher mais pessoas, em caso de necessidade.

Devido a este incêndio, que deflagrou na zona de Baiona, na freguesia de São Teotónio, a meio da tarde de sábado, a circulação na Estrada Nacional (EN) 120 está hoje com constrangimentos entre São Miguel e São Teotónio, e “durante o dia poderão ocorrer constrangimentos no abastecimento de água à população na vila de São Teotónio”, alertou o Serviço Municipal de Proteção Civil.

Foi ativado o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, com efeitos desde as 14h30 de domingo. Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil na internet, pelas 13h45 estavam mobilizados 686 operacionais, com o apoio de 223 viaturas e de sete meios aéreos.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.