Voltar

Saúde

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos e para conhecer trabalho da equipa Beja+ no distrito

Saúde

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos e para conhecer trabalho da equipa Beja+ no distrito


Neste sábado assinala-se o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. Nesta data revelamos o trabalho que a equipa Beja+, da ULSBA, faz, nesta área de cuidados de saúde, em 10 concelhos do distrito de Beja.

Os cuidados paliativos são tratamentos focados na prevenção e no alívio do sofrimento físico, psicológico, social e espiritual, assim como na melhoria do bem-estar geral dos doentes com doenças graves ou incuráveis, em fase avançada, em internamento ou no domicílio.

O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é assinalado hoje, data em que ouvimos Catarina Pazes, presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e enfermeira responsável da equipa Beja +, da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

Antes de revelar o trabalho desenvolvido pela equipa Beja+, Catarina pazes recorda que é muito importante assinalar uma data como esta porque “os cuidados paliativos devem ser encarados como aqueles que se dedicam a tratar a doença, independentemente da situação que for e do tempo que possa levar”. Desmistifica o facto, de se considerar que estes cuidados devem ser aplicados só aos doentes terminais.

Quanto ao trabalho prestado pela equipa Beja +, da ULSBA, esclarece que dá este apoio em 10 concelhos do distrito e que são vários, e com especialidades diferentes, os profissionais que a integram. Acrescenta que Mértola tem a sua própria equipa e que Moura e Barrancos não têm equipas comunitárias.

Frisamos que os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) dizem que há 18 milhões de pessoas que morrem em dor, e sofrimento, todos os anos e que é preciso abrir espaço para que o problema seja discutido, pelo que uma das finalidades desta data é justamente compartilhar visões e experiências das pessoas e famílias que vivem nessa situação.

No Dia dos Cuidados Paliativos procura-se, ainda, consciencializar, todos, acerca das necessidades dos envolvidos com esse tipo de cuidados - por um lado, os doentes e suas famílias, e por outro, os profissionais que trabalham no seu tratamento.

O programa da ULSBA "Saúde por si", desta semana, foi dedicado a esta temática. Ouça aqui.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.