Dois homens morreram ao cair dos telhados que estavam a reparar, um no concelho de Alcobaça e o outro no concelho da Batalha, ambos no distrito de Leiria. Segundo fontes da Proteção Civil e da GNR, as vítimas, de 66 e 73 anos, teriam sido alertadas para não executarem os trabalhos de reparação nos telhados. Mais de 400 pessoas deram entrada nas urgências do hospital de Leiria ontem, até às 13h, com traumas provocados por acidentes de trabalhos de limpeza e reconstrução.
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) está a prestar apoio imediato às populações afetadas pela tempestade Kristin, que provocou vítimas mortais, desalojou famílias, causou cortes prolongados de energia e interrompeu acessos, dificultando a intervenção de meios de socorro em várias regiões do país. De forma a prestar um apoio mais eficaz, a CVP ativou um dispositivo nacional de resposta, mobilizando estruturas e delegações locais para garantir intervenção imediata no terreno, em especial nas zonas onde foi decretada situação de calamidade.
No dia 8 de fevereiro realiza-se o 2.º sufrágio da eleição para o Presidente da República. Nesta segunda volta, apenas constarão no boletim de voto os nomes de António José Seguro (PS) e André Ventura (Chega). A votação realiza-se no dia 8 de fevereiro, no território nacional, entre as 8h e as 19h. No estrangeiro a votação realiza-se nos dias 7 e 8 de fevereiro, nos locais definidos pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. O prazo para inscrição no voto antecipado decorre até 29 de janeiro.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) reiterou que pretende que seja assegurada a distribuição de imprensa em todo o território nacional, garantindo a igualdade de acesso à informação a todas as pessoas. “O nosso princípio é muito claro: o território nacional tem que ter todo o acesso à comunicação social”, defendeu o vice-presidente da ANMP, Amadeu Albergaria.
António José Seguro (PS) é o candidato mais votado nas Eleições Presidenciais deste domingo, vencendo esta primeira volta e somando 31,14%, com 1.752.325 votos a nível nacional. No distrito de Beja, com exceção de Moura e Almodôvar, conquistou todos os outros concelhos. André Ventura (Chega) somou 23,48% com 1.321.387 votos a nível nacional. No que respeita ao distrito, foi o favorito nos concelhos de Moura e Almodôvar. Os dois candidatos vão defrontar-se na segunda volta, a 8 de fevereiro.
A presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, Cláudia Maia, disse à agência Lusa que "o que é importante é que haja uma solução para a distribuição da imprensa, seja ela qual for, uma vez que até agora nada aconteceu". A entidade vai ao parlamento na próxima terça-feira, para ser ouvida sobre a questão da distribuição, audição que terá lugar depois de os deputados ouvirem a administração da VASP - Distribuição e Logística. Em 4 de dezembro, a VASP informou que estava a avaliar a necessidade de fazer ajustamentos na distribuição diária de jornais nos distritos de Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança.
De acordo com a notícia avançada pela Agência Lusa, "a desinformação associada às presidenciais soma, desde novembro de 2025, mais de 7,7 milhões visualizações nas redes sociais e André Ventura concentra 85,7% dos casos, revela um estudo do LabCom – Laboratório de Comunicação da Universidade da Beira Interior (UBI)." As presidências acontecem este domingo, 18 de janeiro, debaixo de um "fogo cruzado" entre todos os candidatos, sem que haja ainda uma certeza quanto ao futuro Presidente da República.
A OCDE recomenda a Portugal fortalecer a integração no mercado de trabalho de trabalhadores mais velhos, desempregados de longa duração e jovens e aumentar os incentivos para uma vida ativa mais longa, para combater escassez de mão-de-obra. No 'Economic Survey' de Portugal divulgado ontem, a OCDE salienta que a falta de mão-de-obra e o envelhecimento da população "deverão afetar o crescimento económico de Portugal, apesar dos recentes e elevados fluxos de trabalhadores estrangeiros". Esta escassez verifica-se em setores-chave, principalmente na manufatura, construção e saúde, bem como em setores sazonais e muitas empresas sinalizam dificuldades em encontrar trabalhadores qualificados adequados.
A Associação de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu a implementação de medidas legislativas excecionais e transitórias que deem condição formal para que as câmaras possam assumir as responsabilidades na recolha seletiva de têxteis, resíduos perigosos ou mobiliário.
O governo autorizou a compra de 29 mil computadores para as eleições ao Parlamento Europeu em 2024. A despesa será até ao montante máximo de 23 milhões e 200 mil de euros mais IVA. As 13.500 assembleias de voto serão dotadas dos equipamentos necessários para a «desmaterialização dos cadernos eleitorais».
A Câmara Municipal de Odemira ficou em 1.º lugar no Ranking Global do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC), no critério “Conteúdos: Tipo e Atualização” e em 3.º na “Participação”.
As mortes por "overdose" aumentaram 45 por cento no ano passado, face a 2020, totalizando 74, o valor mais alto desde 2009, revela um relatório nacional, que destaca o “valor atípico” de presença de metadona nestes casos (41 por cento).
O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, reafirmou, esta semana, que o Governo vai investir 250 milhões de euros (ME) na prevenção e combate aos incêndios, em 2023, incluindo o apoio aos corpos de bombeiros.
Os setores de media e de música congratularam-se pelas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) apresentadas pelos partidos, as quais "espelham de forma transversal" o que tem sido pedido para estas áreas.
A Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) reivindicou mais poder de fiscalização destes órgãos em relação às políticas autárquicas, no âmbito do Plano de Resiliência, e mais envolvimento na apreciação prévia dos orçamentos municipais.
O ministro da Administração Interna garantiu que os polícias vão ter “ganhos reais em todos os escalões e níveis remuneratórios mesmo depois dos descontos para o IRS” e prometeu rever os suplementos da GNR e PSP em 2023.
A taxa de desemprego aumentou para 5,8% no terceiro trimestre, valor superior em 0,1 pontos percentuais à do trimestre anterior e inferior em 0,3 pontos percentuais à do trimestre homólogo de 2021, divulgou o INE.
O ministro da Administração Interna anunciou hoje um reforço na segurança da Rede Nacional de Segurança Interna, estando previsto para 2023 um investimento de 17,4 milhões de euros em meios de cibersegurança.
A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares garantiu que a criação da Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo, na sequência da reestruturação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), estará concluída até ao final do ano.
O Alto-Comissariado para as Migrações (ACM) identificou 664 cidadãos timorenses a viver em Portugal, maioritariamente homens, desde que em julho foram encontrados 76 a dormir na rua, em Lisboa, tendo sido já realojadas 370 pessoas.
Mais de 20.300 infrações, entre as quais 966 relativas à não utilização ou uso incorreto dos dispositivos de segurança, foram detetadas durante a campanha “Cinto-me Vivo”, segundo dados da PSP, GNR e Autoridade Nacional de Segurança Rodovária.
Para o Murpi - Confederação Nacional De Reformados Pensionistas e Idosos, as medidas de apoio aos pensionistas anunciadas na segunda-feira são um “empréstimo que será cobrado através da falta do aumento das pensões futuras legalmente consagradas na lei”.
A Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) Portugal disse esta semana que as medidas de apoio para aliviar as consequências da inflação, apresentadas pelo Governo, “não são a resposta ideal”, mas salientou que “foi importante” que o Executivo “tenha assumido as suas funções”.
O ministro das Finanças disse hoje que o pacote de apoios às famílias para mitigar o impacto da inflação é “eficaz”, “oportuno” e “prudente”, sem colocar em causa a meta do défice e da dívida.
O Governo anunciou na segunda-feira um pacote de medidas de apoio aos rendimentos das famílias tendo em vista a mitigação dos efeitos da inflação e do aumento dos custos energéticos, que ascende a 2,4 mil milhões de euros.
Um mês depois de o Governo ter aprovado um investimento de 607 milhões em infraestruturas e equipamento para forças de segurança, foram lançados oito concursos.
A febre catarral ovina, conhecida como língua azul, está a afetar nove distritos de Portugal e a vacinação é obrigatória para reprodutores, segundo dados hoje divulgados. Todos os distritos e concelhos do Alentejo estão abrangidos.
Cerca de 81% dos portugueses entre os 16 e 74 anos lia, em 2021, notícias através da internet, acima da média da União Europeia (UE) de 72%, mas a percentagem em Portugal está a descer, segundo o Eurostat.
A autorização para a despesa de 12,6 milhões de euros para comprar 81 veículos de combate a incêndios e equipamentos operacionais foi publicada, na sexta-feira, em Diário da República.
O reforço do abono de família foi publicado em Diário da República, sexta-feira, dia 18, num decreto-lei que atualiza os escalões de acesso e estende a prestação a menores estrangeiros não nascidos em território português.
A Direção-Geral da Saúde recomendou a adoção de medidas de proteção adicionais contra o calor, como o aumento de ingestão de água, uma vez que as previsões apontam para um aumento gradual da temperatura nos próximos dias.
Os agricultores do Ribatejo e Alentejo enviaram terça-feira, dia 16, um camião TIR com 10 toneladas de alimentação animal, para Gouveia, região da Guarda afetada pelos incêndios, avançou o secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).
Os preços máximos da botija de gás de petróleo liquefeito (GPL), fixados pelo Governo, entram em vigor terça-feira, dia 16, e representam uma poupança de quase 3,2 euros por garrafa de butano de 13 quilogramas (Kg).
O Governo anunciou um reforço do abono de família para um mínimo de 600 euros anuais por filho, para crianças dos 1.º e 2.º escalões, e criou uma prestação adicional para crianças em situação de pobreza extrema.
A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) defende que devem ser tomadas medidas, com “urgência”, para travar a perda de poder de compra dos trabalhadores e das famílias.
A organização de Beja do PCP está a trabalhar, no nosso distrito, junto dos trabalhadores e das populações, na construção da 46.ª Festa do Avante!. O certame terá lugar nos dias 2, 3 e 4 de setembro, na Atalaia, em Amora, no concelho do Seixal.
O processo de descentralização de competências para as freguesias está “um pouco aquém” do expectável, com “cerca de 115” dos 278 municípios de Portugal continental a delegarem responsabilidade para as juntas, revelou hoje a Associação Nacional de Freguesias (Anafre).
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com